sábado, 16 de julho de 2011

Ferramentas de Edição de Fotos

 
Resolvi criar este post para apresentar aos amantes da fotografia digital e design gráfico em geral, uma seleção de softwares livres e ferramentas para organização, criação, edição e pós-processamento de imagens digitais. Esta seleção representa uma alternativa gratuita, para fotógrafos amadores, como eu,  que põe a nossa disposição recursos similares aos softwares proprietários profi$$ionais. Então, diga não a pirataria e use e abuse dos softwares livres.
 
image GIMP Edição, criação e pós-produção de imagens digitais, com funcionalidades similares ao PhotoShop.
image
Inkscape
Editor de gráficos vetoriais, com funcionalidades similares ao Ilustrador, CorelDraw, usa  o formato de arquivo SVG (standard Scalable Vector Graphics).
Hugin Ferramenta para unir uma sequência de imagens, formando uma foto panorâmica. Com Hugin você pode montar um mosaico de fotografias em um panorama.
Luminance HDR Icon Luminance HDR Ferramenta para criação de HDR (High Dynamic Range, ou Grande alcance dinâmico) para calcular a iluminação de cenas computadorizadas com grande precisão e realismo utilizando alcance dinâmico maior.
PhotoScape Programa que reúne ferramentas de edição simples, edição em lote, aplicação de molduras em fotos, conversão e uma série de recursos de fácil utilização e até criação de animações GIF.
Picasa
Software gratuito do Google que oferece uma maneira simples de organizar, visualizar e editar  fotos em seu computador. Possui recursos interessantes, como reconhecimento de faces, uso de tags e criação de álbuns para auxiliar a organização das suas fotos.
Em breve postarei alguns tutoriais sobre estes softwares.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário